Buscar
  • Raphaela Brandão

Por uma vida em equilíbrio e com mais movimento!

Para buscar o equilíbrio e uma mistura de movimentos saudáveis, você deve alternar entre sentar, ficar em pé e se movimentar. Quer saber como fazer isso? Eu, Rapha Brandão e a @mov.more te ajudaremos com oito dicas para uma vida saudável com mais movimento.

1. Sente-se menos e mova-se mais.

Você se movimenta muito? Bom, você já tá careca de saber que praticar exercício é saudável. Mas quer aprender algo que talvez você não saiba? É igualmente importante que você não fique parado por muito tempo. Isso mesmo. Interrompa regularmente os longos períodos sentados, levantando-se ou caminhando. Você logo perceberá o quanto isso é bom e fará bem para sua saúde.

2. Qual o primeiro passo para me movimentar mais?

Você costuma ficar sentado por muito tempo e sem interrupções? Então, gradualmente, livre-se dele. Comece levantando-se e caminhando regularmente - a cada meia hora, se possível. Não é viável? Que tal a cada uma hora?

Cada pequeno movimento é melhor do que nada. Por isso, aos poucos, introduza mais movimento em sua vida. Por exemplo, tente se mover mais alguns minutos diariamente, em seu próprio ritmo. Se você usa o carro para caminhos curtos, que tal escolher um trajeto e fazer a pé?

Mas, lembre-se: escolha objetivos alcançáveis, você não precisa escalar o Himalaia. Cada passo em direção às recomendações de saúde é uma vitória. Não desista quando tiver uma recaída. Somos humanos!

3. Procure uma mistura saudável todos os dias

  1. Leve: Crie o hábito que alternem entre ficar sentado, levantar e mover-se, todos os dias.

Procure fazer atividades leves, intensamente, durante a maior parte do dia: caminhando mais no trabalho, dando uma volta a mais com seu cachorro, por exemplo.

  1. Moderado: Além disso, movimente-se também, diariamente, com intensidade moderada : por exemplo, é possível ir de bicicleta para o trabalho ou na padaria? E as escadas, já pensou em usá-las ao invés dos elevadores?

  1. Intendo: Algum dia da sua semana está sendo dedicado a exercícios de alta intensidade ? Como, uma sessão de esportes, por exemplo? Isso é importante. Não se esqueça de treinar seus músculos todas as semanas para fortalecê-los.

4. Varie onde você se move e se senta menos

Fique de olhos abertos para isso oportunidades para sentar menos e se mover mais. Já pensou em se sentar no chão? Tenta, e observe que o desconforto irá te levar a necessidade de movimento. Mova-se.

5. Troque escolhas menos saudáveis ​​por hábitos saudáveis

Você costuma ficar parado por muito tempo? Saia da cadeira regularmente e levante-se um pouco ou dê um passeio. Ou escolha uma forma diferente para se movimentar: andar de bicicleta em vez de ficar na rede social, por exemplo.

Sentar ainda não é um problema para você, sabemos. Mas quer se tornar mais ativo e em forma? Substitua as atividades leves diárias intensas por atividades moderadamente intensas. Acelere os passos de sua caminhada. Você pode comeaçar, por exemplo, até que isso se transforme em uma corrida prazerosa.

6. Sinta-se bem

Você alterna sentar, ficar em pé e se mover em sua vida diária? Então você terá uma sensação boa e adequada. Mas esses primeiros passos são difíceis, assim como a persistência. Portanto, pense em uma recompensa para si mesmo que se ajuste ao seu caminho saudável. Por exemplo, planeje uma viagem divertida com a família ou amigos. Comemore depois de um dia saudável. E acima de tudo: escolha algo que goste de fazer. Caso contrário, você desistirá em um segundo.

7. Pense no futuro e planeje

Faça acordos consigo mesmo - e com os outros, para que se movimentar mais vira uma rotina. Isso torna mais fácil para muitas pessoas. Construa seu plano da seguinte maneira:

  • O que você vai fazer? Por exemplo, "Agora vou assistir menos TV e andar mais ou vou assistir TV sentado(a) no chão".

  • Onde você vai fazer isso? Por exemplo, em casa e na área residencial.

  • Quando você vai fazer e por quanto tempo? Por exemplo, todos os sábados à tarde por 15 minutos.

  • Quem pode te ajudar com isso ou você faz isso sozinho? Praticar exercícios juntos é motivador e mais agradável. Especialmente em família: é assim que você incentiva seus filhos e dá um bom exemplo.

Pense com antecedência sobre as possíveis dificuldades. E já elabore soluções. Por exemplo, leve capa de chuva para sua bicicleta quando está nublado. Sabe que estará frio? Não esqueça o casado e aquele café antes de ir. Se precaver é a chave.

8. Ajuste seu ambiente

Organize seu ambiente de forma que você, primeiro, busque a escolha saudável. E dificute a escolha da opção menos saudável. Você pode ficar sentado por menos tempo e "provocar" mais atividade se movimentando. Por exemplo, coloque sua roupa de caminhada e tênis na frente do armário, para que seja menos provável que evite olhá-los e acabar se esquecendo de se movimentar mais no dia.


Gostou? Que tal encaminhar para seus amigos e familiares? Ajude na divulgação por uma vida mais saudável através do movimento.

Posts recentes

Ver tudo