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  • Raphaela Brandão

Dicas para se manter mais ativo no isolamento social.

Atualizado: 30 de Abr de 2020

Estamos em um momento de muita tensão para nosso corpo e mente. Com isso, o cuidado com nossa saúde desse ser dobrado. Por exemplo, sabemos que a quantidade de tempo que você passa em inatividade física (sentado, repousando) poderá trazer malefícios para sua saúde.


Isso foi mostrado em um estudo interessante que concluiu que passar quatro dias de “preguiça”, sentado e torna as pessoas praticamente imune aos benefícios de uma sessão de exercícios.


Como assim?

Vamos lá, esse estudo teve a participação de dez voluntários, que ficaram sentados por mais de treze horas e deram menos de 4.000 passos por dia; (Quer saber a sua média? Olhe no seu contador de passos no telefone), depois fizeram um treino de uma hora em uma esteira.

Ps.: Um treino como esse, normalmente traz benefícios mensuráveis ​​para o metabolismo por 24 horas, MAS, para esses indivíduos, não houve esse efeito. Onde criaram uma "resistência" às melhorias metabólicas. ⠀ ⠀


Então, evite a preguiça e o comportamento sedentário. QUALQUER COISA que você faça, que gere MOVIMENTO, é o bastante para te ajudar a ter uma vida mais longeva e autônoma. ⠀

E se a sua caminhada ou corrida foi privada por conta da quarentena, como suprir isso e permanecer ativo?

Segue abaixo uma lista de tarefas que você pode incluir e/ou aumentar a frequência:

  1. Tarefas domésticas: aproveite o tempo em casa para organizar o que não está; limpe; suba e desça da cadeira, abaixe-se. São movimentos que além de ajudar na salubridade do local, te levará a posições fundamentais para uma vida autônoma e que se não for estimulado, ficará cada vez mais difícil fazer.

  2. Variar posições sentado: Dê repertório para seu corpo e induza ele a mudar de posição sempre. Além de gerar movimento variado, estimula também a criatividade.

  3. Quer descansar? Fique de Cócoras. (para ver postagem sobre as vantagens dessa posição, clique aqui.

4. Chame a família e se envolva em brincadeiras que usem o corpo: imagem e ação, Twister, jogo de imitações são ótimas opções.

5. Vai ler um livro ou fazer maratona de séries? Opte por ficar no chão: Saia do conforto, fuja da cadeira, pois ela irá fazer você ficar ainda mais tempo em inatividade. Sente no chão, pois irá perceber que o desconforto gerará movimento.

6. Aulas on-line: Aproveite a campanha de solidariedade dos profissionais de Educação Física e movimente-se. Faça aulas variadas, pois quem sabe, você encontra a sua "tribo".

7. Contabilize quantas vezes você se levanta no dia. E aumente essa frequênSaia do conforto, fuja da cadeira, pois ela irá fazer você ficar ainda mais tempo em inatividade. Sente no chão, pois irá perceber que o desconforto gerará movimento.

Ps.: Essas dicas são baseados em ciência.


Movimente-se mais, viva melhor e divirta-se.



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