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  • Raphaela Brandão

Como se movimentar de forma natural

Sou uma apaixonada por movimento e cada vez mais, venho estudando, me dedicando e utilizando a movimentação natural nos meus treinos. Com isso, vejo cada vez mais a necessidade de empoderar a população com essa informação que vem mudando vidas e o meu comportamentos e de alunos.


Então, se você não sabe o que é... confira esse post, pois será dedicadoo a falar o que é, quais são e como incorporar isso no dia a dia e treinos.

Definição e Reflexão

Quando foi a última vez que você se movimentou de forma livre?

Pensem em uma criança agachada no Brasil, agora pense nos EUA, Noruega, Japão.... tem diferença? A criança muda, mas a forma de agachar é igual! Sabe porque? Pois é natural. É algo que nosso corpo faz sem ninguém precisar ensinar.

A movimentação natural é isso, é encontrar uma solução ótima de movimento para cumprir aquela tarefa, é se libertar de padrões estereotipados e ouvir o seu corpo em sua capacidade, limitações e necessidades.

Se movimentar de forma natural é aumentar o seu repertório motor e dar variabilidade para um corpo que necessita disso, mas que se não fizer, o resultado será a perda. Perda de autonomia, de inteligência, de desafio diário.

A movimentação natural não é imitar bicho, virar hippie, naturalista e/ou viver na selva. Ela pode e deve ser inserida na sua rotina.

️É isso mesmo, movimentar-se de forma natural é simples, mas nem sempre é fácil.

Quando foi a última vez que você se jogou no chão e sentiu o seu corpo?


Respiração é Natural!

Respirar é algo tão natural que não prestamos a atenção nisso, não é mesmo? Sim, de fato a respiração é algo inconsciente do nosso sistema, mas também é uma habilidade que pode e deve ser treinada, pois os músculos respiratórios precisam ser fortalecidos, relaxados e alongados, quando necessário, para que hajam de forma mais natural possível. Respirar também é uma ótima estratégia para nós conectar ao nosso sistema nervoso, manipulando e atingindo o estado que precisamos, seja de atenção ou relaxamento.

Estamos cada vez menos utilizando a respiração expandindo o abdomem e estamos cada vez mais expandindo o tórax. Lembra o que falei dos músculos da respiração? O diafragma está sendo inutilizado em sua capacidade máxima.


Dica

Vamos treinar?

1. Coloque uma mão no peito e a outra na barriga;

2. Puxe o ar pelo nariz, ao mesmo tempo que a barriga irá se expandir;

3. Solte o ar pelo nariz ao mesmo tempo que a barriga encolher;

4. Faça isso durante alguns minuto e me diga aqui o que achou.


Ir para o chão é Natural!

Quando foi a última vez que você sentiu o chão?

Já parou pra pensar nas possibilidades infinitas de movimentos que o chão te trás? Talvez você não esteja aproveitando tudo isso.

Aproximar seu centro de gravidade a níveis mais baixos te dará mais segurança para melhorar suas capacidades, sabia? Como por exemplo força, mobilidade, controle - basta você tentar se levantar do chão sem usar as mãos para perceber isso tudo sendo desafiado. E sabe qual a boa notícia? E a qualquer hora você pode praticar e desenvolver isso, pois o chão está em todos os lugares.

️Então pratique, role, sente, fique de joelhos, levante-se do chão, movimente-se mais. Use para descanso, estudo, experimentação. Dê ao seu corpo repertório motor para que ele tenha cada vez mais eficiência nas tarefas do dia a dia, como por exemplo, pegar algo do chão com o mínimo de esforço possível.

Dica

Vamos experimentar? Quantas vezes diferentes você consegue se levantar do chão sem usar as mãos?


Engatinhar é Natural!

Rastejar e engatinhar são nossas primeiras maneiras de irmos atrás do que queremos. Dessas maneiras de locomoção, o engatinhar é mais complexo. Vamos comparar o início do engatinhar de um bebê e depois quando ele já está ligeiro?

No início ele ainda está ganhando força para tirar a barriga do chão e também aprendendo como coordenar perna e braços. Então quando automatizamos essa coordenação cruzada, que será muito importante na marcha, conseguimos nos locomover mais rápido. Essa é a fase que os pais ficam doidos atrás do bebê. Não é mesmo? 😂

️Logo, se queremos reprogramar e resgatar nossa coordenação de maneira natural - o engatinhar se torna uma excelente opção. E se precisa aumentar sua força central - não deixe de engatinhar.

Quer ir mais pra prática ainda? Pense em passar por níveis mais baixos, por exemplo em baixo de uma mesa, cadeira. Como você faria isso? É apenas mais uma das infinitas possibilidades de empoderamento em movimento que nosso corpo nos da.


Dica

Vamos experimentar? Tente também sem tocar os joelhos no chão e me diga o que achou.


Correr é Natural!

Nós, seres humanos temos a capacidade de correr por longas distâncias - adquirimos isso em nossa evolução; que teve papel fundamental para nossa sobrevivência.

Mas então por que o número de lesões em corredores só aumentam?

Pois para tudo que realizamos precisamos de preparo, como a capacidade de conseguir, em um pé só, amortecer e gerar propulsão. Afinal, a corrida é uma sequência de saltos unipodal.

Para ter a capacidade de correr, muitos movimentos básicos tem que ser apreendidos e massificados, como por exemplo rolar, rastejar, engatinhar, ficar de cócoras e por aí vai. Já observou uma criança? Ela precisa ter essa base para conseguir correr.

Então, pode ser que a solução para você não seja parar de correr e sim saber observar e dar ao seu corpo o que ele precisa, lógico, na dosagem certa.


Dica

Vamos tentar? Salte em um pé só é me diga se é eficiente.


Caminhar é Natural!

Olha que máximo, somos bípedes. Pra você isso não parece nada demais e nem uma vantagem, não é mesmo?

Mas acredite, é uma enorme conquista!

Nós, seres humanos, temos a capacidade de percorrer longas distâncias caminhando. Nosso corpo foi moldado e evoluiu para isso e essa adaptação vai desde a cabeça - mais estabilizada - até os pés - dedos mais curtos.

Nossa marcha, como tecnicamente é chamado o nosso “andar”, moldou nosso corpo por milhares de anos. Mas porque isso importa? Isso significa que para você manter essas adaptações você deveria continuar andando, e por longas distâncias. .

Acontece que nosso meio de transporte deixou de ser nossos pés. Estamos nos deslocando a pé cada vez menos. .

Mas como podemos modificar isso no meio tecnológico que vivemos? Coloque alertas no celular, use o contador de passos; salte 5,10 pontos antes do seu destino é vá a pé; promova passeios nos finais de semana. Acredite, a quantidade de tempo que você fica em repouso já foi correlacionada com doenças e risco de morte.


Dica

E aí, que tal aumentar 1.000 passos a cada semana? Mesmo estando dentro de casa você pode fazer isso. Anima aí!

Faz o seguinte, pega seu celular e vá/ baixe o contador de passos.

1- iOS: Saúde - já vem instalado no iPhone;

2- Android: LifeLog ou qualquer outro.


Saltar é Natural!

Saltamos por diversos motivos - para transpor obstáculos que estão em seu caminho, alcançar algo no alto, e até correr.

“Pera aí Rapha, correr?”

Sim. Já parou pra pensar que a corrida é uma sequência de saltos em um pé só?

Pois é. Para correr não é só saber andar. Precisamos nos certificar TAMBÉM como está nosso apoio em um pé só.

A capacidade de saltar de maneira eficiente depende de N fatores, como por exemplo. a eficiência de acumular e aproveitar a energia elástica.

E como saber que seu salto está eficiente? Como observar e melhorar isso?

Uma maneira simples e pratica é ouvir o seu salto. Comece a perceber se seus saltos são silenciosos ou se você está “socando” o chão.

A capacidade de absorver esse impacto é fundamental para, por exemplo, sua corrida - e uma forma mais econômica para outras tarefas que precisam de capacidade de amortecer, também.

Esse é o primeiro passo para que você tenha um salto eficiente.


Dica

Vamos praticar?

Salte.

Arremessar e receber são Naturais!

Que saber dois movimentos que desafiam muito seu sistema? Arremessar e receber objetos sincronizam muitas das nossas capacidades.

Essas capacidades que nós seres humanos adquirimos ao longo de nossa evolução tem sido usada para muitos esportes e atividades recreativas.

Mas arremessar não é só sobre o quão longe e potente você faz isso - é também o quão preciso é.

O arremessar longe faz você utilizar aprimorar sua transferência de energia; Já o arremesso com prescrição desafia o seu refinamento e controle motor.

Também precisamos ser capazes de receber objetos que são atirados ou agarrar algo que pode cair - desafiando assim a capacidade de desacelerar o objeto, segurá-lo com firmeza e segurança. Além de treinar a sua capacidade de reação, que é muito importante, principalmente a medida que o tempo vai passando e vamos naturalmente perdendo com o envelhecimento. Sendo assim, fundamental minimizar essas perdas.


Dica

Vamos arremessar? Pegue uma bolinha de papel e treine sua capacidade de arremessar e receber. Convide uma pessoa e movimentem-se.


Levantar e Carregar são Naturais!

Quando você pega algo do chão e o leva de um ponto a outro está praticando o levantamento e carregamento. Carregar suas compras até sua casa é um bom exemplo disso.

Esses movimentos pra lá de naturais estão presentes no nosso dia a quase todo momento. Já parou pra pensar nisso?

As possibilidades de pegar algo do chão e carregar são infinitas e as estratégias dependerão de muitos fatores, como por exemplo, peso do objeto, posição, altura e por aí vai.

Treinar o seu corpo para que ele adquira maior repertório motor e assim facilitar a sua vida na hora de seu sistema nervoso escolher o melhor movimento - é o que você deveria fazer.

Já se pegou com dificuldade de carregar algo? E levantar? Qual foi e estratégia que usou?


Dica

Pegue o objetos da sua casa e carregue de maneira diferentes.


Explore, Crie e principalmente, DIVIRTA-SE! Ser fisicamente ativo não precisa ser chato.



Dicas de leitura:

Santurbano P. Evolução e Movimentação Humana: Introdução ao Raciocínio Evolucionário na Saúde e no Movimento, 2017. @cursofba





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