Buscar
  • Raphaela Brandão

5 motivos pelos quais você deveria brincar mais.

Se dermos um Google para achar os motivos de se exercitar, notaremos as milhares de notícias que saem diariamente, nos incentivando e encorajando a praticar exercício físico. Mas vamos ser sinceros, os benefícios muitas vezes sabemos de cor e, claro, que gostaríamos de viver mais e melhor, não é mesmo? (Ou alguém escolhe viver menos e sem autonomia?). Mas porque precisa ser tããão chato, muita das vezes praticar exercício físico????


(Pausa reflexiva...)



E se eu te disser que NÃO precisa ser chato?


"Whaaaaaaaat?" Sim, pode se animar. Pois você pode ter todos os benefícios físicos, mentais e sociais do exercício de maneira divertida e, trabalhando sim tudo aquilo que é fundamenral para ter uma vida mais saudável, como força, melhora cardiovascular, flexibilidade e muito mais.


Se movimentar hoje é opcional, pois você não vive em uma savana, por exemplo, com o perigo a todo momento e a necessidade de sair para procurar comida. Hoje, fazemos isso com o clique (celular). Mas precisamos refletir, pois é uma escolha que gera um impacto enorme na sua vida. É uma escolha que responde a pergunta que nunca me canso de fazer: "Como quero estar daqui a 5,15,30 anos?"

“Somos a primeira geração de humanos que vai ter que fazer, do movimento, uma escolha consciente.” Márcio Atalla

A diversão/brincadeira ajuda a construir corpos resilientes, desenvolver condicionamento físico, proporcionando o aprendizado de habilidades sociais e o SORRISO.


Só porque é divertido, não significa que seja fazer coisas imaturas. Adicionar diversão no treino e dia a dia não é se igualar a crianças; é proporcionar ganhos físicos, sociais e mentais.

No mundo natural, brincar é uma parte essencial de qualquer processo significativo de aprendizado. Todos os animais inteligentes brincam. Quanto mais inteligente o animal, mais ele brinca. Chimpanzés, golfinhos e cachorros brincam mais do que cobras, tartarugas e insetos. Os seres humanos são os animais mais inteligentes e brincam mais. (Hargrove,2019). Você brinca a todo momento seja na roda com amigos, familiares, no trabalho. É inato da nossa espécie.


Então, vamos aos 5 motivos pra você começar HOJE a se movimentar de forma divertida.


1. Motivação para praticar atividade física, aumentando as chances de aderência.

Sim, o prazer gera aderência. Sabe aquele seu amigo/familiar que acorda às 07h da manhã de domingo para jogar futebol? Ou aquele ciclista que levanta quase todo dia às 04h para pedalar. Por que eles fazem isso? Pois envolve prazer. Talvez, se fosse pra acordar e ir no mercado por exemplo, a pessoa não fizesse, ou fizesse reclamando. As pessoas tendem a repetir o que lhes dá prazer.


2. Ajuda no processo de criatividade;

Já observou a capacidade de criação quando você está relaxado? Olhe, por exemplo, as crianças, são as que mais brincam (e é isso que você deveria fazer também), a criatividade de uma criança não tem limites. E a brincadeira abre brecha para isso, pois permite a experimentação.


3. Facilita sua capacidade de aprendizado;

Quando foi a última vez que você se permitiu errar? O erro é fundamental no processo de aprendizagem, seja motor ou cognitivo. Nossas capacidades motoras e cognitivas foram desafiadas no nosso desenvolvimento motor, e isso, nos fez encontrar as melhores soluções para resolver alguns problemas. Como, por exemplo, andar e correr.


4. Torna o seu corpo mais inteligente e resiliente;

Experimentação! Essa é a chave para o aprendizado e criatividade. E, sinceramente, não vejo melhor solução que o brincar.


5. Te leva a um comportamento mais ativo, ajudando principalmente o condicionamento cardiorrespiratório.

Você se movimenta a todo momento, além de não ver a hora passar por estar envolvido no processo. Além de ser muito mais divertido que estar em cima de uma esteira, não querendo estar, não acha?


Então, se o seu objetivo é viver mais e melhor, a boa notícia é que seu treino não precisa ser chato.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo